quinta-feira, 10 de julho de 2014

FUTSAL DE CABO FRIO COMEMORA 30 ANOS - DA FUNDAÇÃO DA LIGA ATÉ A LIGA NACIONAL - PARTE 18




Da fundação da Liga até a Liga Nacional” Parte 18


Liga Nacional de Futsal 2006

Aquele grupo de jovens que se reuniam ao final dos treinos na praça da Bandeira como descrevemos na parte 11, assim como o Sr. Vivaldo Barreto, tinham sonhos que se tornaram realidade com conquistas importantes para a modalidade do futsal, mais jamais imaginávamos que um dia poderíamos ver a seleção de Cabo Frio participar de um campeonato brasileiro de futsal onde equipes de alto gabarito participam trazendo em suas equipes jogadores de renome internacional.


Antes de 2005

Para entrarmos neste assunto primeiro temos que retornar no tempo, quando lá pelos anos 90 em alguns momentos chegamos a ter três equipes de Cabo Frio disputando o campeonato estadual. Esta situação não passou desapercebida pelo vice-presidente técnico da Federação Sr. Leon Hadad, ele não entendia, porque enviar três equipes? Vocês acabam enfraquecendo, não seria melhor formar uma seleção juntando os melhores numa só equipe? Essa ideia que já era compartilhada durante os anos de 94/95, chegou a gerar inclusive uma dissolução da diretoria da Liga, mais essa história será contada mais a frente. Como a proposta agora vinha de uma pessoa neutra, com conhecimento de causa e respeitada no meio salonista, ficou mais fácil de todos entenderem o melhor para a modalidade.


Projeto Cabo Frio Futsal

Em reunião realizada entre o Sr. Leon e a diretoria da Liga na época o presidente era o Sr. Juarez Lopes, foi sugerido que somássemos as forças e formasse uma só equipe, mais também teríamos de alterar o estatuto de forma legal para que a Liga pudesse participar de competições, após ser aprovado por todos já em 2000   foi efetivado e dado início pela Liga Cabo-friense de futebol de salão do projeto da formação de uma seleção que representasse a modalidade em competições estaduais e nacionais que recebeu o nome de Cabo Frio Futsal.

Durante esse período de 2000 até 2004 como ainda não tinha sido construído o ginásio, mesmo tendo sido aprovado em 1996 através do movimento “Esporte sem Teto”, história que será contada mais a frente, o Cabo Frio Futsal treinava uma vez por dia dentro das possibilidades de cada atleta, em quadras abertas como do Colégio Estadual Miguel Couto e Escola Edison Duarte que tinham dimensões maiores que o ginásio do Tamoyo E. C. e Associação Atlética Cabo-friense. Além dessa dificuldade existiam outras tantas que superávamos de qualquer forma, mais que dificultava a evolução da equipe para outro patamar.

Cabo Frio Futsal da e/d: Gugu, Binho, Bandeira, Maguinho, Papaulo, Rafael(linguinha), Cabeça, Marcelinho, Regufe e Rafael Antunes
02 Cabo Frio Futsal 2005

Bil Clinton eterno tocedor

Cabo Frio Futsal 2005 Bandeira e Careca

Cabo Frio Futsal 2005 Careca e Regufe

 Cabo Frio Futsal 2005 Eliseu Pombo Magela e Jorginho

Cabo Frio Futsal 2005 gol fabricio contra C. Espanha

Cabo Frio Futsal 2005 gol Fabrício contra o Vasco

Cabo Frio Futsal 2005 gol Regufe contra C. Espanha

Cabo Frio Futsal 2005 Maguinho

Cabo Frio Futsal 2005 Minguinho Roupeiro

Cabo Frio Futsal 2005 Prof. Jorginho

Cabo Frio Futsal 2005 Rafel Antunes

Cabo Frio Futsal 2005. Higuita jogando no  Vasco 

Cabo Frio Futsal gol Gugu contra o Vasco

Carapicu Supervisor Cabo Frio Futsal



Inicio de conversas

Tudo começou quando a TV Alto Litoral decidiu fazer a abertura da Copa Alto Litoral em Cabo Frio em 2003, em virtude da seleção de Cabo frio já ter conquistado as competições em 2001 e 2002, com essa decisão o coordenador do evento Sr. Ferreira em contato comigo pediu se haveria condições de conseguir trazer para a abertura uma equipe de camisa. Como já tinha uma certa amizade com o professor Marco Bruno liguei para ele fazendo uma consulta da possibilidade de trazer essa equipe em Cabo Frio, nesse contato o professor Marco Bruno além de conseguir viabilizar a vinda da equipe do C. R. Flamengo, ele me perguntou se a cidade de Cabo Frio teria interesse em participar da Liga Nacional, respondi que naquele momento era muito difícil conseguir atingir esse objetivo não somente pela falta de interesse do município, assim como pela falta de estrutura e também de ainda não termos o ginásio poliesportivo. Cabe ressaltar que no período de 1996 até 2004 sem a construção do ginásio vária gerações de atletas com bons valores individuais que passaram, perderam o direito de uma melhor estrutura se tivessem o ginásio.


A Parceria

Somente durante o ano de 2005 quando o ginásio poliesportivo foi de fato todo equipado e conseguiu ter condições de ser utilizado, o Cabo Frio Futsal começou a realizar seus treinamentos no ginásio, mais ainda somente uma vez por dia, porém já começamos a ter melhores condições na estrutura para o atendimento a equipe. Foi justamente neste ano que voltei a ter contato com o professor Marco Bruno sobre o assunto de formar uma parceria entre o C. R. Vasco da Gama e o Cabo Frio Futsal para disputar a Liga Nacional.

Neste período o prefeito era o Sr. Marco da Rocha Mendes, o secretário de governo era o Sr. Hélcio Azevedo e o secretário de esportes era o Sr. José Ricardo Gonçalves, procurei primeiro o secretário de esportes lhe informei do interesse do clube em formalizar uma parceria, na mesma hora o secretário aceitou mas pediu para verificar junto ao prefeito se haveria interesse também da prefeitura em participar.

Em contato com o prefeito Marquinho Mendes ele achou muito bom apesar de ser tricolor, mais iria depender dos custos e também dos pareceres positivos dos órgãos pertinentes ao assunto, ele liberou para montar o processo e depois encaminhar para cada órgão competente, e ao final de todos os trâmites necessários para a liberação do processo e de posse de parecer positivo, dessa forma foi possível pela primeira vez que a cidade de Cabo Frio pudesse participar da Liga Nacional de Futsal.


Essa parceria vinha ao encontro de um dos itens presente na elaboração do projeto de esportes amador o PROESPA que foi desenvolvido entre os anos de 2002 e 2004, história que será contada mais tarde, neste projeto o ginásio seria o centro de excelência e solicitava também que os atletas de seleções de várias modalidades tivessem condições de uma melhor estrutura, local para treinamentos em dois tempos, contato com outros as atletas, treinadores e preparado físico mais qualificados.

Tínhamos certeza que se os atletas de Cabo Frio tivessem tudo isso eles iriam atingir uma evolução que mais tarde permitiria enfrentar equipes em igualdade de condições, ou seja, esta parceria foi o divisor de aguas para uma nova etapa na evolução do futsal de Cabo Frio, outro ganho era termos isso em Cabo Frio, quanto custaria enviarmos nossos treinadores ou preparador físico para outros centros para aprender tudo isso? Agora trouxemos para Cabo Frio pessoas já experientes no assunto e que deixariam um legado para os de Cabo Frio, e com certeza os nossos atletas e pessoas de comissão técnica teriam todas essas informações e futuramente poderiam substituir os mesmos formando uma equipe quase que totalmente de pessoas de Cabo Frio e por fim com certeza poderíamos pleitear algumas conquistas importantes. Além da parceria firmada com a prefeitura de Cabo Frio a empresa de material esportivo KELME, também fez parte desta parceria patrocinando a equipe durante a participação do Cabo Frio Futsal/CRVG na Liga Nacional.

O elenco

Ao final da realização de várias reuniões ficou definido que todos atletas que já participavam do Cabo Frio Futsal em 2005 teriam que participar deste elenco salvo situações particulares, por exemplo o Fabinho e o Marquinho eram excelentes atletas, mais tínhamos a responsabilidade de não tira-los do seu emprego sem ter a certeza de um futuro seguro, não podíamos correr esse risco. O Careca não podia treinar dois tempos e o Maguinho até iniciou os treinamentos mais depois não conseguiu dar continuidade.
Mais não tínhamos como disputar uma competição de alto nível sem trazer atletas experimentados e com qualidade, assim foi definido a entrada de vários atletas dentro deste padrão. A comissão técnica ficou assim formada, Marco Bruno (treinador), Prof. Verdine (Preparador Físico), Banana (treinador de goleiro), Rafael Beranger (fisioterapeuta), Prof. Marcão (Preparador Físico), Magela (Massagista), Minguinho (Roupeiro), Valcir (roupeiro), Rodrigo Barreto (auxiliar), Richard (supervisor da casa do atleta). Os atletas foram os seguintes: Roni, Breno, Rodriguinho, Vinicius, Junior, Michel, Leo Bonfim, Higuita, Piu, Bartolo, Rodrigo Xavier, Bruno Ciro, Bruno Regufe, Digo, Fabrício, Welington, Binho, Bandeira, Rafael Antunes, Marcelinho, Maguinho, Rafael (linguinha) e Gugu.
O assessor de imprensa do Cabo Frio Futsal/CRVG foi o Sr. Anderson mais conhecido como mangueira, aqui cabe ressaltar também a importância do programa “SUPER SPORT” comandado pelo Walber, Carlos Magno (Maguinho) e Marco Antônio que em muito colaboraram na divulgação desta participação do cabo frio Futsal/CRVG na Liga Nacional de Futsal.
Além de toda estrutura para treinamentos e jogos foi desenvolvida a casa do atleta que acomodava principalmente alguns atletas e pessoas da comissão técnica, tanto de fora como de Cabo Frio. Cabe salientar que neste ano também começamos a formação da equipe na categoria sub-20, esse desenvolvimento acompanhava o planejamento do projeto Cabo Frio Futsal preocupado na formação de uma base, que futuramente iria abastecer a equipe adulta. Nesta equipe tínhamos alguns atletas como: Davizinho, Alfredinho, Artur, Rodriguinho que já participam na categoria adulta.
Com o elenco e a comissão técnica já formada deu-se início aos preparativos tanto de treinamentos assim como na realização de alguns amistosos que tinham como objetivo observar o desenvolvimento técnico, tático e físico de cada atleta.
Depois de algum tempo aconteceram alguns cortes que todos entenderam as circunstancias, mais quando mais cortes aconteceriam entre os atletas de Cabo Frio tive que intervir, lembrando que o objetivo principal era dar condições dos atletas de Cabo Frio vivenciarem essa nova etapa de evolução do futsal, aliais posição essa que também foi entendida por todos.


A Participação

A equipe do Cabo Frio Futsal/CRVG estreou jogando fora de casa contra a equipe do São Paulo com a transmissão do sportv, arrancando um empate pelo placar de 1x1 com gol do Fabrício, Quando mandava seus jogos em casa a torcida comparecia em massa sempre apoiando e incentivando, equipes de expressão nacional vieram a Cabo Frio e ficavam surpresos com o ginásio.
Mais alguns meses depois em virtude de alguns questionamentos técnicos o prof. Marco Bruno teve que se afastar da equipe, e por solicitação do secretário assumi a equipe durante o  período de Junho até Julho quando faltavam cinco jogos a cumprir, e o primeiro deles em casa era uma pedreira o Malwee do jogador Falcão, apesar da derrota por 4x2 até que fizemos um jogo equilibrado e em várias momentos tivemos o domínio da partida, logo em seguida o compromisso era fora de casa contra a Unisul, chegamos com vários problemas inclusive no limite de jogadores que poderia usar, em contrapartida a Unisul dependia deste resultado para assegurar sua classificação, mais não conseguiu se classificar pois o Cabo Frio Futsal/CRVG venceu pelo placar de 4x1, essa foi a primeira e única vitória da equipe quando jogando fora de casa. Nos outros jogos seguintes a equipe já desgastada foi derrotada nos seus últimos compromissos fechando sua classificação em 17º lugar.

e/d Digo, Rodrigo Xavier, Roni, Fabrício,Bruno Rgufe e Junior

Equipe SUPER SPORTWalber, Maguinho e Marco Antônio


Walber e Totonho na transmissão dos Jogos
 Ferrete do Malwee e Walber Liga Nacional 2006

Público Jogos da Liga Nacional

resultados do time de 2006

de costa Roni e Leo Bonfim, ao fundo Fabrício

em pé e/d Prof. Marcão, Roni, Breno, Prof.Marco Bruno, Rodriguinho, Vinicius, Junior, Michel, Léo Bonfim, Higuita, Piu, Banana, Rafael Beranger, Rodrigo Barreto e Richard
agachados e/d Minguinho, Bartolo, Magela, Bruno Ciro, Digo, Rodrigo Xavier, Binho, Welington, Fabrício e Valcir

de trente e/d Bruno Ciro, Gugu, Michel, Bruno Regufe e Léo Bonfim, de costa e/d Eliseu Pombo, Welington, Binho e Junior

 em pé Prof. Verdine, Higuita, Roni, Michel, Breno, Banana, Prof. Marco Bruno, Rafael,Minguinho
            agachados e/d Binho, Digo, Bruno Regufe, Rodrigo Xavier, Welington, Fabrício e Piu

e/d Bruno Regufe, Rodrigo Xavier, Welington

Conquistas

Apesar de conseguir somente se classificar em 17º lugar ainda assim tivemos várias conquistas ao disputar essa competição de alto nível, que foram provenientes do intercambio tanto na área técnica, tática, física e estrutura com pessoas qualificadas e experientes na modalidade. Esse era de fato o objetivo principal do projeto, fato este comprovado mais à frente quando a equipe começou a enfrentar de igual para igual os antigos adversários do Rio de Janeiro, logo em seguida vieram os primeiros resultados positivos, já em 2007 a equipe se tornava campeã pela primeira vez agora sob o comando do técnico Prof. Sávio Badini, essa história será contada mais à frente.
Apesar da Liga Cabo-friense de futebol de salão ter encerrado o Projeto do Cabo Frio Futsal ao final do ano de 2012 quando completou doze anos, fica a certeza que ele foi de fundamental importância no desenvolvimento democrático da modalidade, em sua trajetória durante todos esses anos formou vários atletas que começaram suas atividades nas categorias de base sub-15, sub-17, sub-20 e ajudou a lapidar outros atletas que já se encontravam na categoria adulta, além de participar também na lapidação de integrantes de comissão técnica  seja treinadores, preparador físico, treinador de goleiros e supervisores. Esse era o objetivo maior do projeto que foi alcançado e até hoje continua dando frutos do que foi plantado durante todos esses anos.
Agora depois da participação da cidade de Cabo Frio na Liga Nacional nos anos de 2006 e 2008(história que será contada mais à frente), a cidade volta a participar mais uma vez da Liga através da equipe da ADDP Cabo Frio/Macaé, com certeza todos estarão comparecendo ao ginásio torcendo e incentivando os atletas e integrantes da comissão técnica durante os jogos, mais a frente estaremos divulgando toda a tabela dos jogos da equipe.
Queremos agradecer ao prof. Fabrício, prof. Marco Bruno, Sr. Eliseu Pombo, Sr. Walber que comandava o programa Super Sport, por terem colaborado para a divulgação desta história de conquista do Futsal de Cabo Frio.
Na próxima parte estaremos retornando ao ano de 1987 quando foi realizado o primeiro campeonato municipal de futebol de salão.

Para Lê a parte anterior CLICK AQUI  

0 comentários:

Postar um comentário