segunda-feira, 1 de setembro de 2014

FUTSAL DE CABO FRIO COMEMORA 30 ANOS - DA FUNDAÇÃO DA LIGA ATÉ A LIGA NACIONAL - PARTE 25

“Da Fundação da Liga até a Liga Nacional”
Parte 25


Antes de adentramos a história do campeonato municipal de futebol de salão de 1991, é importante lembrar que em nosso planejamento tínhamos um objetivo, que foi descrito na parte 22 que era o seguinte:
“Desde as primeiras competições realizadas pela Liga identificamos a necessidade de levar informações pertinentes a estrutura da equipe, no plano tático, na preparação física e técnico com o objetivo de fortalecer as outras equipes que estavam participando das competições. Isto era fundamental para o crescimento do campeonato”
E foi justamente neste ano que começamos a ver o objetivo sendo alcançado, e além disso vieram outras conquistas como equipes fazendo parcerias com empresas, assim como o desenvolvimento do futebol de salão na já conceituada A. A. Cabo-friense, que além de formar sua própria equipe adulta criou também a escolinha comandada pelo prof. Nilberto.


Professor Nilberto e a criação da escolinha da A.A.C.
Foi um trabalho árduo a implantação da escolinha em virtude das dificuldades encontradas, mais que eram pertinentes pela falta de investimento em anos anteriores. O professor Nilberto tirou agua da pedra mais jamais desanimou, algumas vezes presenciei ele dando aula para quatro alunos, a agua ele tinha que trazer de casa carregando na sua moto, foi uma luta porém mais a frente foi retribuída todo o seu esforço, como podem ver nas fotos em anexo nesta matéria, foi uma vitória criar, desenvolver, ampliar e formar equipes para a disputa do campeonato de base, podemos afirmar que neste momento foi de fato plantado uma semente que perdura até hoje, parabéns ao prof. Nilberto pela grande colaboração ao futsal de Cabo Frio














As equipes
O campeonato adulto deste ano foi disputado por 06 equipes: Tamoyo E. C., A. A. Cabo-friense, Costa Azul Iate Clube, União F. C., Tufão F. C. (Arraial do Cabo) e o estreante J.J. Engenheiros.   
O Campeonato Municipal de 1991 foi marcado pela volta da tradicional A. A. Cabo-friense a disputa da competição, pois no ano anterior ela não participou. Liderados pelos comerciantes Eliseu Pombo da empresa Pombo Auto Peças, Luís Gustavo Gonçalves da empresa Búzios Madeira e com o apoio do presidente Sr. Almir Carvalho a A. A. Cabo-friense montou um elenco forte, mais também não esqueceu de investir na base.
A equipe foi formada na sua maioria por atletas que eram da equipe do Tamoyo tais como: Careca, Mico, Gustavo, Vaguinho, Urubatan, tinha também algumas revelações como Aritana, Marquinho Matador e Sandrinho Guimarães, contava ainda com Parede, Robinho, Robson e Marco Antônio Tardelli, e o excelente Kiko Jorge, o melhor jogador da temporada anterior, mais este mais tarde optou em jogar profissionalmente no futebol de campo pela mesma A.A.C.e deixou a equipe, tudo isso sob o comando de Eliseu Pombo (treinador), do Profº. Edésio (Prep. Físico) e o supervisor Sr. Paulo Chagas.
O Tamoyo E. C. comandado por Rico tinha Everaldo, Jailson, Hélcio, Marcelo Peixe, Totonho, Alfredo Barreto, Marquinho Mendes, Zé Ricardo, Tonho Azevedo, Marcelinho e os goleiros (Marcelão, Audir, Carlos Bara e Robinson).
União F. C.: Máspoli, Walter, Gardel, Guilherme
Costa Azul Iate Club: Wladimir, Dado, Flávio Tiziu, André Bocão, Totonho da Gamboa, Geraldinho
Tufão F. C.: Paulinho, Justino, Beto, Toninho, Sidnei, Ederaldo, Fernando, Baia, Samuel
E a novidade a equipe do JJ Engenheiros que montou também um bom time que contava com o goleiro Ayala, Fabinho, Canhoto, Maçarico, PC, Marcelo Japão, Telo, Leandro, Agnaldo e Alexandre Chuta-Chuta.
A Cabo-friense demonstrou a sua força desde o torneio início, onde em um jogo disputadíssimo na final contra o Tamoyo, saiu vencedor pelo placar de 1x0, gol de Aritana, que naquele ano passou a despontar como um dos maiores jogadores de futebol de salão da nossa cidade.


Jogo do Tamoyo e a bola
Durante uma rodada do campeonato estava sendo realizado um jogo no ginásio da A. A. C., envolvendo o Tamoyo e outra equipe que não recordo agora, estava na arquibancada assistindo ao jogo junto com Chagas e depois de passados alguns minutos observei uma certa dificuldade no passe de alguns atletas de qualidade do Tamoyo, como Alfredo Barreto, Hélcio e Marcelo Peixe e esses erros estavam dificultando o desenvolvimento ofensivo da equipe, foi então que percebi que a bola do jogo estava horrível e não tinha outra em melhores condições, pedi ao Chagas para por favor apanhar uma bola nova e entregar na mesa para substituir aquela bola horrível, mais o tempo foi passando a dificuldade foi aumentando e o time do Tamoyo já estava perdendo o jogo, nesse momento lembrei que estávamos na mesma chave e era importante o resultado negativo da Tamoyo se quiséssemos classificar, portanto imediatamente enviei alguém para falar com Chagas que não trouxesse a bola, quando Chagas chegou não entendeu nada,  depois expliquei o que poderia acontecer ao trocar a bola, imagine os jogadores de qualidade do Tamoyo com uma bola em perfeitas condições, ele olhou para mim e disse e melhor ficarmos quietos.

Marquinho de pivô para beque
Ao começarmos os treinamentos comecei a observar o Marquinho que naquele momento jogava de pivô, mais as vezes que tinha de marcar tinha algo que chamou atenção a leitura do jogo defensivo, tanto na hora de antecipar como no momento de fazer a cobertura, além de uma disposição enorme. Começamos a conversar sobre o assunto e ele que sempre esteve atento e ouvindo as informações e absorvendo, acabou cedendo e então mudamos a sua função na equipe.
Lembro do seu primeiro teste em jogo contra o Tamoyo teria que marcar nada menos que o Hélcio, começou o jogo e na primeira participação já fez uma antecipação sobre o Hélcio que quase tomou a bola, com o transcorrer do jogo manteve-se muito bem na marcação seno assim até o final da partida. Conclusão ganhamos um excelente fixo que foi capitão durante anos na seleção de Cabo Frio e em equipes que atuou em virtude de também ser excelente pessoa fora da quadra.


Resumo da final


em pé da esq/dir Marco Antônio, Vaguinho, Parede, Urubatan, Marquinho, Mico, Eliseu Pombo(treinador) e Edésio ( Prep. Físico) agachados esq/dir Sandro, Robinho, Aritana, Gustavo, Robson e Careca
Bem ao final de dois turnos, as equipes da A. A. Cabo-friense e do Tufão F. C. se classificaram para fazer a final do campeonato daquele ano, as equipes se enfrentaram em 03 partidas, aliás, todas elas emocionantes, a primeira partida realizada no ginásio do Tamoyo, o Tufão saiu vencedor, o segundo confronto foi realizado no ginásio da A. A. Cabo-friense, mais desta vez a vitória ficou com a Cabo-friense, em virtude do empate das equipes com 03 pontos ganhos, houve a necessidade de um terceiro jogo.
Na terceira e decisiva partida também realizada no ginásio da Cabo-friense, os donos da casa em uma partida emocionante, conseguiram levantar o título depois de uma virada sensacional em cima da equipe cabista, que até hoje é lembrada por todos aqueles que presenciaram essa partida histórica.

Campeonato Estadual
Vale ressaltar que durante o primeiro semestre o Tamoyo e a ADA participaram do Campeonato Estadual de Futebol de Salão, organizado pela Federação, tanto o Tamoyo como a ADA não foram bem na competição.

VÍDEOS 

ASSISTA o Jogo final Campeonato Municipal de Futsal em 1991 categoria adulto entre A. A. Cabo-friense x Tufão F. C.




Agradecimento
Neste momento de agradecer aos nossos colaboradores Sr. Flávio Barreto, Prof. Nilberto, ao nosso amigo oculto, queremos agradecer e comunicar que o Sr. Moacir Cabral e o Sr. Rodrigo Cabral muito gentilmente estão cedendo matérias do jornal “FOLHA dos LAGOS” pertinentes a história do futsal. Estas matérias serão recortadas e colocadas daqui para frente em todas as histórias que estamos descrevendo neste blog, o futsal agradece desde já pela atitude de colaborar com essa história.





















0 comentários:

Postar um comentário