quarta-feira, 22 de outubro de 2014

FUTSAL DE CABO FRIO COMEMORA 30 ANOS - DA FUNDAÇÃO DA LIGA ATÉ A LIGA NACIONAL - PARTE 30

“Da fundação da Liga até a Liga Nacional”
Parte 30


Em virtude de problemas técnicos, particulares e envolvimento no processo eleitoral estive sem condições de manter a postagem toda semana como estávamos acostumados, mais estamos de volta postando acontecimentos relativos ao ano de 1996.


Reflexo da Atitude em 1995
Este ano ainda sofreu o impacto do reflexo da atitude em 1995 quando uma ata da Liga foi derrubada, culminando com a renúncia de diretores e do presidente da Liga, criando um clima de insegurança e falta de credibilidade que tinham sido adquiridos durante nove anos.
A Taça Cabo Frio e o Campeonato Municipal que tinham como imagem planejamento e organização e já esperado como sempre pela sociedade, pela primeira vez estava ameaçado em não acontecer. Como a diretoria pediu renuncia em virtude do episódio em 1995, o primeiro passo era formar uma nova diretoria e somente depois seria possível a realização das competições.
Somente depois de alguns meses foi possível formar uma nova diretoria, o presidente o Sr. Rogério Sarti já tinha assumido em Setembro de 1995. Como houve uma demora na solução do problema ficou decidido que não teríamos a Taça Cabo Frio e também o Torneio Início, somente seria realizado o Campeonato Municipal em todas as categorias, mais mesmo assim esse campeonato foi adiado por várias vezes, essas incertezas mexeram muito com o público e inclusive as empresas que sempre patrocinavam a competição, as equipes estavam com dificuldades inclusive de fazerem parcerias, o que normalmente em anos anteriores não acontecia.







Campeonato Municipal
Após estes episódios negativos serem contornados o campeonato teve seu início em Maio, dele participaram as equipes da A. A. Cabo-friense (campeã em 95), Tamoyo E. C., Parque Burle, União e Ferlagos.
Para a fase final da competição classificaram-se as equipes da A. A. Cabo-friense e Parque Burle. Ao final dos jogos a equipe da A. A. Cabo-friense sagrou-se campeã de 1996, conquistando assim um tricampeonato (1994/5/6) e acumulando cinco títulos ao somar os títulos de 1991 e 1992.
Cabe ressaltar que neste ano foi desenvolvido pela primeira vez uma competição denominada de Iº Circuito de Futsal na categoria Infanto. Essa competição veio preencher uma lacuna existente já a bastante tempo, durante estes nove anos tivemos competições de base que atendiam até 15 anos e o juvenil que a princípio era de 18 anos em diante, ou seja dos 16 anos até os 17 anos ficava um espaço, neste primeiro circuito a equipe do Tamoyo E. C. foi a campeã























Equipe Infanto do Tamoyo E. C. campeã em 1996
em pé da e/d Everaldo (treinador), Marreco, Pablo, Marcelo Dusi e Tadeu
agachados e/d Fábio, Weverton, Serginho e Mike






Campeonato Estadual
Neste ano mais uma vez tivemos três equipes representando a Liga, A. A. Cabo-friense, Tamoyo E. C. e União F. C., como em anos anteriores não conseguimos passar para a outra fase, veja recortes de matérias da Folha dos Lagos



















JAI’S (Jogos Abertos do Interior)
A seleção de Cabo Frio conseguiu conquistar o seu bicampeonato nos JAI’S e também assegurou a vaga para representar o Estado do Rio de Janeiro nos JAB’S (Jogos Abertos Brasileiro), ao final da competição Cabo Frio conquistou o quarto lugar, veja os recortes da matéria do Jornal Folha dos Lagos.























Esporte Sem Teto x Ginásio Poliesportivo
Em 1994 quando tivemos na cidade de Venâncio Aires no Rio Grande do Sul representando o Estado Do Rio de Janeiro com a seleção de Cabo Frio, ficamos surpresos com a quantidade de ginásios poliesportivo com dimensões atualizadas existente na cidade muitos delas inclusive dentro de escolas, comentávamos em tom de brincadeira que dava voltada de pegar e levar somente um para Cabo Frio.
Qual nossa surpresa ao sabermos que procedimentos foram tomados justamente para a concretização dos nossos sonhos, a construção de um ginásio poliesportivo, todos ficaram alegres e empolgados com a notícia. Fomos inclusive a uma empresa em Santa Teresa no Rio de Janeiro, detentora do conhecimento em projetar ginásios poliesportivo.
Mais o tempo foi passando e quando estávamos na reta final nos deparamos com um processo eleitoral tendo de um lado o Sr. Alair Correia na época Deputado Estadual, e do outro lado o Sr. Jose Bonifácio na época Prefeito, duas personalidades importantes na história política da nossa cidade, como resolver esse impasse nós sabíamos que o momento era delicado, mais como deixar escapar a oportunidade de vermos realizado um sonho de vários desportistas.
Começamos a formar um movimento não politiqueiro mais sim voltado para obtermos a construção do ginásio poliesportivo, lembro que nos reuníamos uma ou duas vezes por semana no Hotel Nanuque em plena época de verão em Cabo Frio, com o comercio em alta tínhamos que ao final de um dia cansativo participar destas reuniões, mais valia a pena fazer todo esse esforço por uma boa causa
Após algumas sugestões dos participantes ficou decidido que deveríamos abrir o diálogo tanto com o Sr. Alair Correa como com o Sr. Jose Bonifácio, ficou decidido também que nesse primeiro momento o Sr. Barreto e Sr. Eliseu Pombo representariam o movimento, e lá fomos nós ao encontro das duas personalidades políticas da cidade, sentávamos com um que colocava sua opinião e fazia sugestões, depois falávamos com o outro e ele também colocava sua opinião e sugestões. Ao final de muitas conversas e sem uma solução que atendesse os dois lados e principalmente aos objetivos dos desportistas, ficou decidido que deveríamos desenvolver atividades que pudéssemos sensibilizar a sociedade, assim como entidades esportivas e órgãos importantes de Cabo Frio.
Numa destas reuniões o Sr. William na época presidente da Federação de Handebol sugeriu que o movimento chamasse Esporte Sem Teto, sua sugestão foi aprovada por unanimidade, outra sugestão aprovada foi da realização de um evento na Praça Porto Rocha envolvendo todos os desportistas que teriam que realizar uma atividade referente a sua modalidade, ao mesmo tempo pessoas estariam ao redor colhendo assinaturas para um abaixo assinado que seria depois entregue na Câmara de Vereadores.
Foram produzidos prospectos evidenciando algumas informações, várias entidades esportivas Ligas, Federações e Confederações, assim como a OAB e da Paróquia Nossa Senhora da Assunção encaminharam documentos solicitando apoio da Câmara para a construção do ginásio, também tivemos uma grande conquista quando o professor Renato Azevedo aderiu ao nosso movimento, assim como o craque Romário
Depois de todas estas atividades desenvolvidas de forma respeitosa sem revanchismos ou radicalismo, entregamos ao Presidente da Câmara de Vereadores Sr. Acyr Rocha o abaixo assinado com 1.321 assinaturas, em seguida também fizemos a solicitação para utilizar a “Tribuna Livre da Câmara” que acabava ser criada. Inauguramos a Tribuna Livre na Câmara de Vereadores, sendo o professor Renato Azevedo o primeiro a utilizar a tribuna representado a Liga Cabo-friense de Futebol de Salão e o segundo a falar foi o Sr. Eliseu Pombo representando a Liga Cabo-friense de Handebol.
Um dia antes da sessão na Câmara de Vereadores quando seria de fato definido a construção ou não do ginásio poliesportivo, foi realizado reunião no Tamoyo E. C. envolvendo os vereadores ainda indecisos e os desportistas, no final todos se comprometeram a votar a favor durante a sessão da Câmara no dia seguinte. E assim aconteceu, somente o vereador Aires Bessa não votou por não ter comparecido a sessão
Fato consumado com uma grande vitória para o esporte de Cabo Frio, tivemos a promessa dos candidatos a prefeito que se fossem eleitos dariam continuidade a construção do ginásio poliesportivo (o Prefeito Jose Bonifácio já havia iniciado as obras) assim que assumissem, porém na realidade o que vimos foi uma paralisação desta construção desde 1997 até Junho de 2004, somente no segundo semestre de 2004 foram iniciadas as obras de construção.


















Romário com atletas apoiando o Esporte Sem Teto

Durante esse período uma geração de atletas, crianças, adolescentes e jovens, assim como modalidades esportivas não tiveram a oportunidade de vivenciar uma evolução esportiva ou um projeto sócio esportivo. Somente em 2005 pelo PROESPA (Projeto de Esportes Amadores) desenvolvido por vários desportistas, e que o esporte teve o devido respeito que lhe é merecido.

VÍDEOS

ASSISTA A MATÉRIA DO CANAL ECO TV SOBRE O MOVIMENTO ESPORTE SEM TETO


ASSISTA o Jogo do Campeonato Municipal de Futsal em 1996 na categoria adulto entre Parque Burle F. C. x Tamoyo E. C.






ASSISTA o Jogo do Campeonato Municipal de Futsal em 1996 na categoria adulto entre Ferlagos x Tamoyo E. C



ASSISTA o  Jogo do Campeonato Municipal de Futsal em 1996 na categoria adulto entre União F. C. x Tamoyo E. C.




ASSISTA o Jogo do Campeonato Municipal de Futsal em 1996 na categoria adulta entre A. A. Cabo-friense x Tamoyo E. C.


 


Aos Srs. Moacir Cabral, Rodrigo Cabral do Jornal Folha dos Lagos, Sr. Flávio Barreto, Sr. Edson Dias (cureco) e ao nosso amigo oculto, os nossos agradecimentos pela colaboração na história do Futsal

0 comentários:

Postar um comentário