sexta-feira, 24 de abril de 2015

O RETROCESSO DO ESPORTE DE CABO FRIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARTE 4

Parte 04 Conselho Municipal de Esportes Amador



Na realidade o assunto desta parte seria sobre as dificuldades das equipes de artes marciais em representar a cidade de Cabo Frio em competições Estaduais, porém ao obter informações relativas ao ano de 2000 sobre a história do Futsal, encontrei foto e informações pertinentes a criação do Conselho Municipal de Esportes Amador. Por este motivo pedimos desculpas pela troca do assunto, mais na próxima parte nº 05 estaremos postando o assunto relativo a artes marciais.

As dificuldades
Até o ano de 2000 dificilmente as modalidade recebiam recursos da prefeitura para poder desenvolver competições municipais e participar de competições estaduais, em virtude destas dificuldades durante muitos anos, vários desportistas lutaram pela criação do Conselho de Esportes Amador de Cabo Frio



Os benefícios do Conselho
A criação do conselho de esportes asseguraria a implantação de uma política pública no esporte, onde as modalidades teriam direito desde que organizadas, a participar de forma democrática na elaboração de um calendário da sua modalidade e também na disponibilidade de recursos financeiros da prefeitura para que pudesse desenvolver competições municipais e participar de competições estaduais.


Conquistamos, mais não levamos
Apesar de conquistarmos a criação do Conselho de Esportes Amadores de Cabo Frio no ano de 2000, o mesmo não foi sancionado, ou seja, ficamos até 2004 sofrendo as mesmas dificuldades.
Somente em 2005, no governo do prefeito Marquinho Mendes e que de fato a lei foi sancionada, o conselho começou a funcionar.


O retrocesso
Depois de oito anos funcionando (2005/2012), retrocedemos mais uma vez, desde 2013 o Conselho de Esportes Amador de Cabo Frio deixou de funcionar, fato este que prejudica a todas as modalidades, que ficam sem condições de receber recursos financeiros da prefeitura, para desenvolver competições municipais e também participar de competições estaduais.


A conseqüência
Por que as modalidades não podem ser subvencionadas ou patrocinadas? Há uma exigência do TCE (Tribunal de Contas do Estado) determinando que qualquer recurso financeiro da prefeitura, destinado para subvenção ou patrocínio a entidades esportivas, tem que ter a aprovação do conselho de esportes, se ele está parado voltamos há tempos atrás, quando era difícil desenvolver o esporte em Cabo Frio.
Fica difícil de quantificar quantas crianças, adolescentes, jovens e atletas perderam o direito a prática do esporte seja através de projeto sócio esportivo, competições municipais ou equipe representando sua cidade com orgulho em competições estaduais. Clique aqui e relembre como era
Depois as autoridades não sabem por que a um aumento considerado, de crianças e adolescentes envolvidos com drogas e criminalidade, e ainda tem a brilhante idéia de “Baixar a maioridade Penal”
“Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada” E. Burke

0 comentários:

Postar um comentário