quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O RETROCESSO DO ESPORTE DE CABO FRIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARTE 5: ARTES MARCIAIS

Parte 05

Artes Marciais




Dando seqüência ao relato do retrocesso do esporte de Cabo Frio nos últimos dois anos, aliais dois anos e quatro meses, e as conseqüências que ficaram, estaremos nesta parte nos reportando as Artes Marciais


Objetivos
Aqui aconteceu um trabalho que muitos duvidavam primeiro unir todas as forças das artes marciais, depois realizar seletivas para formar as seleções de cada modalidade e por último dar apoio a estas seleções para competirem a nível estadual.


União
A primeira etapa que consistia em unir as forças, só foi possível pelo bom trabalho do Sensei Marcelo Cerqueira, na época diretor de esportes responsável pelas artes marciais, pessoa abnegada um dos baluartes das artes marciais em Cabo Frio, tendo bastante prestígio e credibilidade no meio.


Seletivas (Campeonato Municipal)
Vencido a primeira etapa, começaram as reuniões no sentido de organizar e planejar as seletivas, onde todas as academias teriam oportunidade de participar e também colocar seus atletas na seleção.
Judô   clique aqui
Karate/ Muay Thai clique aqui
Jiu jitsu clique aqui
Taekwondo   clique aqui


Reflexo nas Academias
Um fato importante chamou atenção, vimos claramente que as seletivas estavam contribuíam também, para ajudar as academias que participavam das seletivas, na conquista de mais atletas.
Isso aconteceu por que o atleta não quer ficar na academia somente treinando, mais sim também participar de competições municipais (seletivas) e ainda com a expectativa de entrar na seleção de sua cidade.


As equipes
Depois de vencidas todas as etapas, cada modalidade formou a sua equipe através da seletiva e começaram então a competir no âmbito estadual, sempre guardando as diretrizes traçadas, ou seja, primeiro se filiavam as suas respectivas Federações devidamente reconhecidas pela suas Confederações, através da Liga Cabo-friense de Desporto


Liga Cabo-friense de Desporto
Cabe ressaltar mais uma vez a importância da Liga neste processo, as modalidades das artes marciais não estavam devidamente organizadas, o que dificultava se filiar as Federações, mais através da Liga esse problema ficava resolvido.


O apoio
A prefeitura de Cabo Frio através da Secretaria de Esportes viabilizava para a equipe competir quimonos, transporte, lanche pela manhã e tarde e o almoço, alem de disponibilizar espaço para as equipes treinarem.
Judô clique aqui
Karatê clique aqui
Jiu jitsu clique aqui
Muai Thay clique aqui
Taekwondo clique aqui


Competições em Cabo Frio
A repercussão do trabalho foi tão boa que algumas modalidades conseguiram trazer para Cabo Frio etapas de competições estaduais, que acabaram contribuindo para hotelaria e restaurantes da cidade.
Judô 10 clique aqui
Karate clique aqui
Muai thay clique aqui
Taekwondo clique aqui


O Legado
A partir deste momento, quando todos se uniram, organizaram e planejaram suas atividades e ainda tiveram o apoio necessário pela Prefeitura, foi plantada uma semente, colaborando para que as artes marciais começasse a trilhar um caminho de desenvolvimento, respeito e atenção


O retrocesso
Hoje toda essa estrutura não existe mais, foram anos de trabalho principalmente dos atletas e treinadores envolvidos nas seletivas, treinamentos e participando em competições estaduais, que foram deixados para traz.


A conseqüência
Essas modalidades que perderam esse apoio da prefeitura estão de pires na mão, tentando participar de competições, até cofrinho (idéia inovadora) estão distribuindo na cidade com objetivo de obter recursos financeiros.
Se somarmos os atletas de todas as modalidades das artes marciais, que participaram das seletivas formando assim suas respectivas equipes, chegaremos a um total aproximado de mais de trezentos, que deixaram de ter o direito de praticar a sua modalidade e também de representar sua cidade em competições estaduais de forma digna, como reflexão leiam coluna opinião com o título “Plantar e Colher”
Na parte 6 estaremos evidenciando o retrocesso da modalidade de futebol de campo dentro do projeto sócio esportivo, assim como o término da sede e da Liga Cabo-friense de Desporto



0 comentários:

Postar um comentário