sexta-feira, 12 de junho de 2015

O RETROCESSO DO ESPORTE DE CABO FRIO E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARTE 6:

Núcleos de Futebol de Campo do projeto sócio esportivo Novo Cidadão



Dando continuidade ao relato do retrocesso do esporte nos dois últimos anos (2013/14), voltamos a focar o projeto sócio esportivo agora na modalidade de futebol de campo.
No projeto sócio esportivo Novo Cidadão foi desenvolvido oito núcleos desta modalidade sendo elas as seguintes: Aracy Machado, Jardim Esperança, Boca do Mato, Cajueiro, Parque Burle, Nova Califórnia, São Jacinto e Unamar, clique aqui e veja a quantidade de alunos por núcleo.


Campeonato do projeto
Evidente que as crianças e adolescentes não querem somente participar do projeto, eles querem também participar de competições que na realidade os motivam a não faltarem na escola e no projeto.
Por este motivo foi realizado o campeonato de futebol de campo do projeto sócio esportivo Novo Cidadão, nas categorias sub11, 13, 15 e 17. O local dos jogos também foi um fator motivador para eles, conseguimos que o campeonato fosse realizado no Estádio Correão, nos que acompanhávamos de perto essa competição, víamos claramente a felicidade estampada no rosto deles, os seus olhos chegavam a brilhar de alegria.primeira vez um jogo do campeonato em Tamoios, envolvendo os núcleos de Unamar e Nova Califórnia clique aqui e veja.

Aracy Machado Sub 13
Aracy Machado Sub 15
Aracy Machado Sub 17

Estrutura e Fotos
Esse campeonato tinha um acompanhamento técnico mostrando a classificação a cada rodada (veja abaixo) e uma estrutura com transporte para facilitar o deslocamento dos núcleos, água,  lanche que era distribuído ao final da partida e jogo de camisas. Durante o campeonato conseguimos documentar através de fotos a formação dos núcleos, alguns deste ainda temos em arquivo vejam.
















O Retrocesso
Infelizmente todo esse trabalho não teve continuidade, nestes dois últimos anos (2013/14) somente três núcleos estiveram funcionando, mesmo assim com uma precariedade com o material esportivo e de uniformes, ocasionando inclusive a falta de realização do campeonato.


A conseqüência
Uma das formas de entender o sentimento de uma criança ou adolescente, e olhar seu semblante e seus olhos e também colocar-se no seu lugar.
Quando tivemos essa idade e desfrutávamos da alegria e felicidade de disputar uma competição, ficávamos eufóricos e ansiosos até a competição, mais também nos recordamos como ficávamos chateados, aborrecidos e tristes por não haver uma competição, ou terem acabado com ela.
Esse sentimento de tristeza e infelicidade que não é bom, é o que está predominando em nossas crianças e adolescentes que do dia para a noite, ficaram sem condições de participar de um projeto sócio esportivo que já estavam acostumados, assim como em competir.


Sugestão
Depois não conseguem explicar porque há um elevado numero de crianças e adolescentes envolvidos com crimes e drogas, ou tem a brilhante idéia de baixar a maioridade penal, fica aqui uma sugestão leiam a coluna opinião com o título “Para onde estão indo nossas Crianças e Adolescentes”

0 comentários:

Postar um comentário