quarta-feira, 16 de setembro de 2015

FUTSAL DE CABO FRIO COMEMORA 30 ANOS: - DA FUNDAÇÃO DA LIGA ATÉ A LIGA NACIONAL - PARTE 40

“Da fundação da Liga até a Liga Nacional”
Parte 40





Em 2006 justamente quando a Liga Cabo-Friense de Futsal comemorava seus vinte anos de fundação, o desenvolvimento do Futsal atingiu a quarta etapa e o seu ápice, quando consegue formalizar uma parceria do Cabo Frio Futsal com C. R. Vasco da Gama, para disputar a Liga Nacional de Futsal, considerado o campeonato brasileiro do Futsal.

Projeto Cabo Frio Futsal

Foi uma longa caminhada do projeto desenvolvido pela Liga Cabo-Friense de Futsal desde 2000 quando criou o Cabo Frio Futsal, mais chegou o tempo do projeto conquistar várias vitórias.

2003

Essa conquista da parceria começa lá pelos meados de 2003 quando o prof. Marco Bruno e o Sr. Eliseu Pombo começam a manter contato sobre trazer algumas equipes de renome, para realizar amistosos ou participar de aberturas de algumas competições.

2004

Em 2004 o prof. Marco Bruno assinala com objetivo de viabilizar a participação de Cabo Frio na Liga Nacional, naquele momento em que vivíamos um processo eleitoral, fiz ver a ele que seria difícil qualquer conversa nesse sentido.

2005

Em 2005 mais precisamente no segundo semestre voltamos a conversar sobre o assunto, coloquei que primeiro teria que levar a proposta ao secretário Sr. José Ricardo e ao prefeito Sr. Marquinho Mendes, depois deste procedimento voltaria a manter contato. Ao obter uma posição positiva do prefeito Marquinho Mendes que sempre foi um salonista, foi dado o pontapé inicial para a parceria e de mais uma conquista do futsal, que culminaria com a evolução da modalidade para outro patamar.

Objetivos

Agora todas as dúvidas seriam tiradas com relação algumas afirmações pertinentes aos atletas de Cabo Frio, entre elas a certeza que quando os nossos jogadores tivessem condições de treinamentos em dois tempos, com uma boa estrutura envolvendo (supervisor de quadra, treinador bem qualificado, preparador físico de renome no cenário nacional, treinador de goleiro, fisioterapeutas) eles iriam se aperfeiçoar melhorando assim sua condição física, técnica e tática, e como conseqüência seu rendimento individua, proporcionando uma evolução que daria condições de obter algumas conquistas, como veremos mais a frente. Esse era na realidade o primeiro objetivo a ser conquistado
Outro objetivo a ser conquistado seria trazer para perto desta estrutura pessoa militantes no futsal de Cabo Frio, sejam atletas, profissionais de educação física, treinadores, preparadores físicos para que pudessem aprender e ter uma melhor qualificação e quem sabe futuramente fazer parte desta estrutura.
E claro outro objetivo que não poderia faltar o planejamento para desenvolver as categorias mais abaixo como sub-15, sub-17 e sub-20, importante para a continuidade do projeto em longo prazo.

Conquistas

O tempo foi passando as competições foram realizadas, campeonato carioca, liga nacional e campeonato estadual envolvendo equipes de base sub-15, sub-17, sub-20 e adulto, não conquistamos títulos neste ano, mais conquistamos os resultados positivos, atingindo os objetivos que foram traçados com relação à qualificação dos nossos atletas, daqueles que já participavam no futsal de Cabo Frio seja qual fosse a sua função e também do desenvolvimento de outras categorias. Digamos que a semente do desenvolvimento do futsal para um nível mais elevado foi plantada.
Depois desta conquista no ano de 2006, em cima desta experiência e do aprendizado adquirido, foi montada uma estrutura que proporcionou pela primeira vez a cidade de Cabo Frio conquistar um título de campeão Carioca de 2007, o título de campeão Carioca de 2008, vice campeão Estadual de 2008 e vice campeão Estadual de 2009, participou da Liga Nacional de 2008 mais não conseguiu se classificar para a fase seguinte.

Uma semente

Essa semente que foi plantada da modalidade denominada futebol de salão desde os anos 60 inicialmente, e depois mudou seu nome para futsal, onde com o passar do tempo teve vários personagens envolvidos os quais todos tiveram a sua importância indiferente, do ponto de vista, das vaidades, dos confrontos, da rivalidade sadia pertinente as competições, todos fizeram parte de uma grande história do esporte da cidade de  Cabo Frio, que comemora este ano 400 anos de sua fundação.

Liga Cabo-Friense de Futsal

Mesmo com essa novidade a liga iniciou os procedimentos para a realização as competições que sempre foram desenvolvidas durante todo esse período.



Liga Nacional em 2006

Após a confirmação da participação na Liga Nacional, começou então a serem desenvolvidas algumas ações necessárias a montagem de uma estrutura, para formar o elenco e atendê-lo em suas necessidades de alimentação, residência, treinamentos e viagens.




















O Elenco

Ao final da realização de várias reuniões ficou definido que todos os atletas que já participavam do Cabo Frio Futsal em 2005 teriam que participar deste elenco salvo situações particulares, por exemplo, o Fabinho e o Marquinho eram excelentes atletas, mais tínhamos a responsabilidade de não tira-los do seu emprego sem ter a certeza de um futuro seguro, não podíamos correr esse risco. O Careca não podia treinar dois tempos e o Maguinho até iniciou os treinamentos mais depois não conseguiu dar continuidade.
Mais não tínhamos como disputar uma competição de alto nível sem trazer atletas experimentados e com qualidade, assim foi definido a entrada de vários atletas dentro deste padrão. A comissão técnica ficou assim formada, Marco Bruno (treinador), Prof. Verdine (Preparador Físico), Banana (treinador de goleiro), Rafael Beranger(fisioterapeuta), Prof. Marcão (Preparador Físico), Magela (Massagista), Minguinho (Roupeiro),Valcir (roupeiro), Rodrigo Barreto (auxiliar), Richard (supervisor da casa do atleta). Os atletas foram os seguintes: Roni, Breno, Rodriguinho, Vinicius, Junior, Michel, Leo Bonfim, Higuita, Piu, Bartolo, Rodrigo Xavier, Bruno Ciro, Bruno Regufe, Digo, Fabrício, Welington, Binho, Bandeira, Rafael Antunes, Marcelinho, Maguinho, Rafael (linguinha) e Gugu.
O assessor de imprensa do Cabo Frio Futsal/CRVG foi o Sr. Anderson mais conhecido como mangueira, aqui cabe ressaltar também a importância do programa “SUPERSPORT” comandado pelo Walber, Carlos Magno (Maguinho) e Marco Antônio que em muito colaboraram na divulgação desta participação do Cabo Frio Futsal/CRVG na Liga Nacional de Futsal.
Além de toda estrutura para treinamentos e jogos foi desenvolvida a casa do atleta que acomodava principalmente alguns atletas e pessoas da comissão técnica, tanto de fora como de Cabo Frio. Cabe salientar que neste ano também começamos a formação da equipe na categoria sub-20, esse desenvolvimento acompanhava o planejamento do projeto Cabo Frio Futsal preocupado na formação de uma base, que futuramente iria abastecer a equipe adulta. Nesta equipe tínhamos alguns atletas como: Davizinho, Alfredinho, Artur, Rodriguinho que já participam na categoria adulta.
Com o elenco e a comissão técnica já formada deu-se início aos preparativos tanto de treinamentos assim como na realização de alguns amistosos que tinham como objetivo observar o desenvolvimento técnico, tático e físico de cada atleta.
Depois de algum tempo aconteceram alguns cortes que todos entenderam as circunstancias, mais quando mais cortes aconteceriam entre os atletas de Cabo Frio tive que intervir, lembrando que o objetivo principal era dar condições dos atletas de Cabo Frio vivenciarem essa nova etapa de evolução do futsal,  posição essa que também foi entendida por todos.



A participação

A equipe do Cabo Frio Futsal/CRVG estreou jogando fora de casa contra a equipe do São Paulo, jogo este transmitido pela SPORTV, neste jogo a equipe conquistou um empate pelo placar de 1x1 com gol do Fabrício, Quando mandava seus jogos em casa a torcida comparecia em massa sempre apoiando e incentivando, equipes de expressão nacional vieram a Cabo Frio e ficavam surpresos com o ginásio.
Mais alguns meses depois em virtude de alguns problemas extra quadra, o prof. Marco Bruno teve que se afastar da equipe, e por solicitação do secretário o Sr. Eliseu Pombo assumiu a equipe durante o período de Junho até Julho quando faltavam cinco jogos a cumprir, até a contratação de outro técnico. O primeiro compromisso em casa era uma pedreira a Malwee do jogador Falcão, apesar da derrota por 4x2 até que fizemos um jogo equilibrado e em vários momentos tivemos o domínio da partida, logo em seguida o compromisso era fora de casa contra a Unisul, chegamos com vários problemas inclusive no limite de jogadores que poderia usar em contrapartida a Unisul dependia deste resultado para assegurar sua classificação, mais não conseguiu se classificar, pois o Cabo Frio Futsal/CRVG venceu pelo placar de 4x1, essa foi a primeira e única vitória da equipe quando jogando fora de casa. Nos outros jogos seguintes a equipe já desgastada foi derrotada nos seus últimos compromissos fechando sua classificação em 17º lugar.


e/d Digo, Rodrigo Xavier, Roni, Fabrício,Bruno Rgufe e Junior

Equipe SUPER SPORT Walber, Maguinho e Marco Antônio


 em pé Prof. Verdine, Higuita, Roni, Michel, Breno, Banana, Prof. Marco Bruno, Rafael,Minguinho
            agachados e/d Binho, Digo, Bruno Regufe, Rodrigo Xavier, Welington, Fabrício e Piu

e/d Bruno Regufe, Rodrigo Xavier, Welington

de trente e/d Bruno Ciro, Gugu, Michel, Bruno Regufe e Léo Bonfim, de costa e/d Eliseu Pombo, Welington, Binho e Junior

Ferrete do Malwee e Walber Liga Nacional 2006



Walber e Totonho na transmissão dos Jogos






Campeonato Carioca Adulto

Com uma estrutura bem melhor e com elenco mais qualificado o Cabo Frio Futsal/ C.R.V.G. teve uma excelente participação no campeonato enfrentando fortes adversários como o Petrópolis e a equipe do Macaé, inclusive obtendo vitórias sobre ambos. Com os bons resultados conseguiu se classificar para a fase semifinal, mais não conseguiu passar para a fase seguinte













Campeonato Estadual Adulto

Em virtude de assuntos fora de quadra, o prof. Marco Bruno teve que se ausentar da comissão técnica, assumindo assim o Sr. Eliseu Pombo até que fosse contratado um novo treinador, fato este que aconteceu com a chegada do prof. Sávio Badini que tinha sido campeão por várias vezes pelo Macaé Sports.
O Cabo Frio Futsal conseguia manter as mesmas atuações quando disputou o campeonato carioca, chegando a ficar em segundo lugar com um ponto atrás do primeiro colocado o Petrópolis na virada do turno para o returno, e tinha a vantagem de fazer quatro jogos em casa no returno.
Porém um fato fora de quadra quando do jogo entre Cabo Frio Futsal e ADDP, gerou uma punição da federação ao Cabo Frio Futsal, com a perda de vários mando de quadra, acabou tirando à vantagem construída no turno e como conseqüência a equipe não conseguiu passar para a fase final.















Campeonato Estadual sub-15, sub-17 e sub-20

A participação do Cabo Frio Futsal na Liga Nacional surtiu efeito imediato também nas categorias de base, motivando o desenvolvimento das equipes 15/17/20 e sua participação no campeonato estadual.
Em virtude de o Cabo Frio Futsal ter realizado uma parceria com o C. R. Vasco da Gama na Liga Nacional, houve uma necessidade destas equipes disputarem a competição com o nome de Centro Esportivo Cabo Frio.
Mesmo sendo o primeiro ano que disputavam uma competição estadual realizada pela federação, as equipes do sub-17 e sub-20 tiveram uma boa participação chegando inclusive a fase de quartas de final.












Conquistas depois deste momento

Como ressaltamos no início desta história aquela conquista gerou um novo momento para o futsal de Cabo Frio. Em 2007 fomos campeão do Carioca, em 2008 bicampeões Carioca, voltou a participar da Liga Nacional em 2008, vice-campeão Estadual em 2008.
Em 2009 já desfrutando do desenvolvimento desde 2006 das categorias sub-15, sub-17 e sub-20, o Cabo Frio Futsal formou uma equipe mesclando essa juventude com a experiência, chegou à final do campeonato estadual mais ficou com o vice campeonato na categoria adulto e em 2012 passou para a fase semifinal mais ficou em 4° lugar.
Não podemos esquecer-nos das categorias de base que mesmo sem conquistar título, conseguimos ser vitoriosos ao conquistar o objetivo de plantar uma semente para no futuro colher esses frutos, que vão alimentar as equipes das categorias acima respectivamente. A manutenção deste investimento nessas categorias garante o futuro das categorias acima















Professor Sávio Badini

Peça importante na continuidade do projeto Cabo Frio Futsal e no desenvolvimento do Futsal de Cabo Frio. Quando da saída do professor Marco Bruno ainda durante a competição da Liga Nacional, naquele momento estava difícil de contratar outro treinador, então assumiu interinamente Eliseu Pombo até que fosse possível encontrar um novo treinador.
Já no meio da competição do campeonato carioca de 2006 após uma reunião, foi feito um convite ao professor Sávio para assumir o Cabo Frio Futsal, alguns dias depois esteve em Cabo Frio para uma conversa sobre o assunto, porém logo no início chamou atenção a sua postura ética, quando antes de manter qualquer contato com as pessoas na reunião, solicitou primeiro uma conversa com Eliseu Pombo.
Na conversa o professor Sávio colocou a sua preocupação de entender o que de fato estava acontecendo, pois se a situação envolvesse de alguma forma ter uma solução sem o consentimento ou anuência do Eliseu, ele não aceitaria o cargo de treinador.
Respondi que o processo já fazia parte de um planejamento desde a saída do professor Marco Bruno, que participei inclusive na reunião que definiu o seu nome, votando a seu favor. Digo sempre que atitudes falam mais que palavras, sua atitude mostrou ser pessoa de bom caráter, ser ético e bom profissional.
O professor Sávio foi peça fundamental para que o Cabo Frio Futsal conquistasse alguns título, seja na função de treinador como fora da quadra, para com sua experiência apagar alguns focos de incêndio.




Campeonato Municipal Adulto

Neste ano sete equipes participaram desta competição foram elas: A. A. Cabo-Friense, Drogaria do Povo, River F. C., Metodista, Tamoyo E. C., Associação Rosa de Saron e Progresso F. C.
Para a fase semifinal se classificaram as equipes do Tamoyo E. C., A. A. Cabo-Friense, Metodista e Drogaria do Povo, após o confronto nesta fase, as equipes do Tamoyo E. C. e Drogaria do Povo realizaram o jogo final que foi vencido pela Drogaria do Povo, conquistando o título de campeão do campeonato municipal na categoria adulto em 2006.






Campeonato Sub-17 e Sub-20

Não temos a informação de quantas equipes participaram, mais temos a informação que se classificaram para a fase final as equipes do Mixto F. C. e Tamoyo E. C., a equipe do Mixto venceu a partida, conquistando o título de campeão municipal da categoria Sub-17 de 2006.
Na categoria Sub-20 a equipe do Tamoyo E. C. foi a campeão neste ano.

Campeonato de Base

Não temos a informação de quais equipes que participaram desta competição, mais temos a informação de quais equipes foram campeãs:
Sub-07     Vovô Lima de São Pedro da Aldeia
Sub-09      Vovô Lima de São Pedro da Aldeia
Sub-11      River F. C.
Sub-13      Vovô Lima de São Pedro da Aldeia
Sub-15      A. A. Cabo-Friense

ASSISTA o Jogo da final do Campeonato Municipal de 2006 da categoria sub-15 entre A. A. Cabo-friense x Tamoyo

Vídeos
   
   
             
  





ASSISTA o Jogo da Liga Nacional de Futsal em 2006 entre Cabo Frio Futsal/CRVG x Malwee


ASSISTA o Jogo da Liga Nacional de Futsal em 2006 entre Cabo Frio Futsal/CRVG x Banespa


ASSISTA o Jogo da Liga Nacional de Futsal em 2006 entre Cabo Frio Futsal/CRVG x Chapecoense



400 anos de fundação

A cidade de Cabo Frio comemora neste ano quatrocentos anos de fundação, e gratificante para os adeptos da modalidade do futsal poder contar uma história, que foi escrita por muitos no cenário esportivo da cidade de Cabo Frio durante vinte nove anos.
Sem luta, sem perseverar, sem ser persistente não alcançamos vitórias, não realizamos sonhos e como conseqüência não se tem história.
 Parabéns a todos que lutaram, perseveraram,persistiram, assim conquistaram vitórias e realizaram sonhos e construíram uma bela história.

Agradecimento

Desde 03 de Abril de 2014 quando começamos a escrever a história do Futsal de Cabo Frio da sua fundação até a sua participação na Liga Nacional, tendo como título “Da fundação da Liga até a Liga Nacional” várias pessoas colaboraram de forma construtiva para que essa história pudesse ser publicada, fica aqui o agradecimento a todas essas pessoas que durante todo esse tempo de alguma forma colaboraram.
 Não temos como enumerá-las mais em cada parte desta história, quando no final fazemos os agradecíamos aos colaboradores, vocês encontrarão os seus respectivos nomes.

Nesta história de 2006 queremos agradecer ao Sr. Moacir Cabral e Rodrigo Cabral do Jornal Folha dos Lagos e ao Sr. Walber Tardelli que de forma gentil cedeu vários DVDs do programa esportivo SUPERSPORT utilizados nesta história do Futsal de Cabo Frio

0 comentários:

Postar um comentário